.







Alberto Sabino - Blog

Informações, fotos, dicas e links do Designer, Consultor de Moda e Turismo de Luxo, Palestrante e Fotógrafo.

domingo, 30 de maio de 2010

Jóias contemporâneas e bijoux de qualidade.







O design de jóias em metais nobres e pedras preciosas vem se adaptando aos novos tempos hiper-modernos do século 21

O resultado tem sido peças mais leves, menos elaboradas e que, como eu disse, podem lembrar algumas bijuterias, ou jóias-fantasia, de melhor qualidade.  Vejam as vitrines.

Estas, por sua vez, com a ajuda da tecnologia, têm cada vez mais qualidade e durabilidade, com melhores banhos para os metais, lapidações mais econômicas e com bons resultados, induções de cor, por processos diversos, e a liberdade maior para criação.

ººº

Por outro lado, algumas jóias mais preciosas ,no valor dos materiais usados, têm se apresentado ainda mais barrocas ou ousadas, procurando uma nova expressão de Arte e se tornando mais exclusivas.  

Existem, ainda, dependendo do designer, criações com desenhos modernos ou simples, em que o que se é colocado em evidência é a qualidade do metal e o destaque a alguma(s) pedra(s) importante(s).

Há mercado para quase todos os estilos e preços, existindo, com certeza, um reposicionamento das pessoas em relação aos novos valores de hoje em dia. 

Quero dizer valores pessoais,  de conscientização de coletividade, de preservação ecológica, sobrevivência do ser humano como espécie, independente de classe social ou poder econômico.

Assim, o bem-estar passou a ser mais importante do que o efeito demonstração, muitas vezes transmitido pelo uso de uma jóia de alto valor.  Algumas pessoas da Classe A+   preferem gastar em uma viagem exótica e exclusiva, um SPA deslumbrante, e caros cuidados com o corpo. 

É preciso viver em redoma, festas fechadas e muito bem protegidas, para se usar com tranqüilidade jóias caríssimas nas grandes cidades.

Por outro lado as bijoux de qualidade” conseguiram um up-grade e, ainda, pessoas com personalidade, bem informadas e com estilo adoram usar uma peça com um belo ou inusitado design,  que podem até custar mais caro que algumas jóias do conceito tradicional que não sejam tão valiosas.

Não vejo de uma maneira tão simples esta separação.  Penso que, para quem pode pagar, usar uma jóia caríssima e exclusiva tem a beleza da raridade das pedras, da qualidade e tipo de lapidação, dos requintes e tempo de montagem.  E é lindo de ver. 

Ainda existem pessoas muito ricas no mundo, com um perfil diferente muitas vezes.  Pessoas que pagam milhões por uma peça e que mantém este mercado, mas a evolução dos tempos continua em cada setor, seja de jóia ou bijoux.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...